Instituto Pensar - IBGE: Desemprego cai na PB e varejo tem maior crescimento do país

IBGE: Desemprego cai na PB e varejo tem maior crescimento do país

por: Ana Paula Siqueira 


Paraíba alcançou bons resultados nos últimos estudos do IBGE. Foto: Agência Brasília

A taxa de desemprego na Paraíba caiu 2,1 pontos percentuais no 2º trimestre deste ano, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Trimestral, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa comparou o 1º trimestre (jan/fev/mar), quando a taxa era de 14,3%, com o 2º trimestre (abr/mai/jun), quando caiu para 12,2% da população ativa do Estado.

A taxa da Paraíba (12,2%) de pessoas desocupadas ficou menor que a taxa média da região Nordeste (12,7%), no segundo trimestre deste ano.

Contudo, no segundo trimestre, houve redução da taxa de desocupados nas cinco regiões do país, mas o Nordeste registra o maior índice de desocupados (12,7%). Na comparação com o 2º trimestre de 2021 com a mesma deste ano, a taxa de desocupação na Paraíba caiu mais ainda (3,1 pontos percentuais), saindo de 15,3% para 12,2%.

Varejo registra maior crescimento

O volume de vendas do varejo paraibano apresentou o maior crescimento do país. Em junho, a expansão do comércio foi de 2,5% sobre o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Já o país como um todo registrou queda de 1,4% nas vendas.

Em junho, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista registrou resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação. Apenas quatro unidades apresentaram alta: Paraíba (2,5%), Tocantins (1,0%), Pernambuco (0,1%) e Maranhão (0,4%).

Na comparação com o mesmo mês de junho sobre o ano anterior, as vendas paraibanas também registraram alta de 3,9%, enquanto o País recuou 0,3%. É o quarto mês seguido de crescimento do varejo paraibano nesse indicador. Nos meses de março (1,5%), abril (19,2%) e maio (13,5%) também houve expansão nas vendas.

Leia também: Conheça os candidatos aos governos estaduais do PSB

Setor de serviços também registra alta

O volume de serviços prestados na Paraíba apresentou taxa de crescimento de 9,9% no mês de junho, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do IBGE, enquanto o País teve uma taxa de crescimento menor (6,3%).

No acumulado do primeiro semestre, o setor de serviços da Paraíba registrou expansão de dois dígitos (11,1%), enquanto o país apresentou alta menor (8,8%) no acumulado de janeiro a junho.

Segundo o IBGE, das cinco atividades pesquisadas, quatro tiveram avanço em junho, com destaque para o segmento de transportes e serviços profissionais, administrativos e complementares, e de serviços prestados às famílias.

Por PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: